sexta-feira, 27 de abril de 2012

Eurogames Manaus 2012

Esta é para o pessoal de Manaus.
Os que já acompanham o blog há mais tempo conhecem o nosso projeto Eurogames Manaus que organiza oficinas de jogos de tabuleiro.
O projeto começou na época da loja Zona Negativa e se espalhou por outros evento como a Feira do Livro do Sesc, SOSCon, na Virada Cultural de 2011.
Após um recesso de início de ano, este voltando a ativa. No início de maio iremos anunciar nosso parceiros que oferecerão locais para realização dos encontros e nos ajudarão na composição da lista de jogos a ser apresentada aos visitantes.
Continuem nos acompanhando que nas próximas semanas termos muitas novidades.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ABRIN 2012

War: Batalhas Mitológicas, Domínio de Carcassonne muito mais.
Após uma semana afastados para participar do curso do Programa de Capacitação em Projetos Culturais do Minc, voltamos a ativa dando uma resumo do que há de anunciado no mercado nacional.
O destaque do mês de abril no cenário lúdico nacional foi a ABRIN 2012, feira que reuniu as principais fábricas da indústria nacional que movimentou 1,5 bilhão de reais segundo a organização.
Sites como Ludus e Funbox fizeram a cobertura do evento e divulgaram os principais lançamentos.
O principal destaque entre as empresas expositoras foi a Grow Jogos que participou do evento com diversos lançamentos para todos os gostos.

domingo, 22 de abril de 2012

Ogre Designer's Edition

 Jogo clássico de Steve Jackson e reeditado via Kickstarter.
O título foi o primeiro desenvolvido por Steve Jackson. Lançado em 1977, passou anos fora de catálogo, apesar de vários pedidos de fãs por uma reedição do jogo. 
Ogre utilizava um sistema de posicionamento hexagonal (similar ao utilizado no RPG GURPS, do mesmo autor). Na versão básica, um dos jogadores controla uma tropa de veículos blindados enquanto o adversário controla apenas uma unidade militar: o Ogre. Pode parecer desequilibrado, até que você descobre que ele é um super-tanque com uma quantidade absurda de armas e uma blindagem super reforçada. Algo capaz de, facilmente, destruir uma cidade ou exército inimigo. 
O estilo de jogo assimétrico, além do caráter histórico de ser o jogos de estréia de Jackson, deu a Ogre o status de cult entre os wargamers. Outro fator que aumentou o interesse por ele foi o longo período o jogo que passou fora de catálogo.  
Em 2008, Steve Jackson começou a trabalhar em uma nova edição, tão grande e bonita quanto qualquer wargame jamais visto. A página da “designer’s edition” no Kickstarter promete uma caixa gigante cheia de componentes — mapas, tokens, miniaturas, etc — com uma qualidade similar as componentes premium da Games Workshop incluindo a reimpressão de Space Hulk.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Programa de Capacitação em Projetos Culturais

Esta semana participaremos Programa de Capacitação em Projetos Culturais do Minc.
A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) divulga os convocados para as oficinas presenciais (2ª etapa) de Manaus (AM) e Palmas (TO) do Programa de Capacitação em Projetos Culturais.
A oficina tem carga horária de 24 horas e é conduzida por professores da Fundação Getulio Vargas (FGV). Enquanto no curso de nivelamento (1ª etapa), são apresentados os conteúdos básicos do campo da cultura, na oficina presencial são trabalhados, de forma prática, os elementos fundamentais para a estruturação de um projeto cultural, sendo ministrada, ainda, palestra sobre Direito Autoral.

Barbarossa

Japanime Games anuncia lançamento de novo Deckbuilding Barbarossa.
Em dezembro deve ser lançado nos Estados Unidos Barbarossa, um deck-building game que foi lançado originalmente em 2010 no Japão pela Arclight. A empresa é uma tradicional companhia de jogos de mesa tendo publicado títulos como Power Gid e Arkham Horror. No ocidente ela é mais conhecida por jogos próprios com temática de mangás como Tanto Cuore.
O designer, Atsuo Yoshizawa, também assina outro título da empresa: Dynamite Nurse Returns.
O jogo se passa na Segunda Guerra Mundial situado em uma realidade paralela onde um batalhão feminino alemão tenta invadir a Rússia para enfrentar o mago Stalin.
O jogo usa um sitema de contrução de deck, similar a jogos como Dominios e Nightfall. Cada jogador inicia com um deck básico com recursos para a compra de novas cartas adquiridas de pilhas dispostas na mesa.Os pontos de vitórias são representados por cidades russas que são adquiridas durante a partida.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tabuleiro-Múndi

Jogos de tabuleiro de todo o mundo são tema de oficina
Adriana Klisys, autora dos livros "Quer Jogar?" (Edições Sesc-SP) e "Ciência, Arte e Jogo" (Ed. Peirópolis) dá oficinas de jogos de tabuleiro.
O projeto, batizado de Tabuleiro-Múndi, propõe a cada encontro uma conversa sobre regras, história e soluções para a confecção de diferentes jogos.
Dia 30 é a vez de falar do Jogo da Onça e do Fan-Tan. A atividade é direcionada para profissionais da educação e interessados em jogos.

Descent: Journeys in the Dark Second Edition (Parte II)

Após o anuncio da segunda edição do jogo a Fantasy Flight Divulga novas informações.
Desde o anúncio do lançamento, os fãs de Descent, um Dungeon Crawler semi-cooperativo, aguardavam por mais informações sobre o lançamento do jogo. Esta semana, um dos designers, Adam Sadler, falou um pouco sobre a nova edição. Descent é um jogo no qual bravos heróis se aventuram em perigosas cavernas, antigas ruínas, calabouços sombrios e florestas amaldiçoadas para enfrentar monstros, acumular riquezas e vencer terríveis vilões. A segunda edição do jogo tornará as regras mais simples porem mantendo o apelo dos jogadores veteranos. Para ilustras as modificações foi mostrado o mapa da aventura introdutória chamada First Blood. Ela foi criada para ter uma duração de 45 minutos e terá apenas um vilão final, um Ettin (um monstro humanóide de duas cabeças) e sua milícia de goblins. As demais aventuras criadas para o jogo terão em média duas horas de duração e terão dois vilões principais com interlúdios (mapas menores que ligam as aventuras principais)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Summoner Wars

Chega ao Brasil um dos mais populares Deck Building Games.
Um grande surpresa para os jogadores brasileiros foi o anúncio hoje no site da Galápagos Games de que a empresa irá lançar a versão brasileira do jogo Summoner Wars.
Summoner Wars é um jogo de cartas para dois a quatro participantes, no qual, cada jogador assume o papel de um Summoners, poderosas criaturas que lutam pela conquista do planeta Itharia. Além de invocar poderosos feitiços os Summoners são os comandantes de raças guerreiras que forma poderosas hordas de combate nos campos de batalha.
Cada Starter do jogo contem duas facções prontas para disputar as batalhas em Itharia. Uma facção é uma raça ou civilização com motivações e objetivos únicos e secretos.

domingo, 8 de abril de 2012

Axis & Allies 1941

A nova versão de Axis & Allies será desenvolvida como um módulo introdutório ao cenário do jogo.
Caixa da Edição de aniversário de Axis&Allies
Cinco potências lutando pela supremacia mundial. Alemanha e Japão alinhados contra a grande aliança do Reino Unido, da União Soviética e dos Estados Unidos.
Escolhendo controlar o Eixo ou os Aliados, você vai comandar suas forças militares e suas economias em tempo de guerra. 
Mostre que você é um brilhante estrategista militar, planejando seus ataques, guiando suas forças em territórios inimigo e vencendo batalhas. A vitoria vai para o lado que vencer seus adversários no campo de batalha e liberar ou ocupar as maiores cidades do mundo. 
Mude o curso da história em poucas horas! 

sábado, 7 de abril de 2012

Entrevista com Todd Rowland

Um bate papo com o Gerente de Marcas da AEG, umas das empresas que cada vez mais investe no mercado americano de jogos.
Todd Rowland começou seu contato com a empresa escrevendo um site sobre Warlord, um card game lançado pela AEG em 2001. Em 2003, após deixar seu currículo no stand da empresa em uma Gen Con, foi chamado por John Zinser, um dos fundadores da empresa e criador do card L5R, para gerenciar o desenvolvimento de Warlord. Em 2005 recebeu a gerência de toda área de cards da empresa, incluindo a direção de arte. Em 2009 assumiu também a gerência de marketing das outras divisões da empresa: RPG, tabuleiro.

1- Fale um pouco sobre quem é você.
Tenho 33 anos, estou na indústria de jogos há 8. Agora eu sou Gerente Senior de Marketing na Alderac Entertainment Games. Gerencio linhas de produtos como Legend of the Five Rings (card e RPG), Nightfall, Smash Up, entre outros. Meu principal foco na empresa atualmente é o marketing, apesar de ainda trabalhar no desenvolvimento de alguns títulos. Moro em Mobile, Alabama, EUA.

Tournay

Z-Man Games anuncia mais um jogo dos criadores de Troyes.
Fundada pelos romanos no Século I (d.C.), no rio Scheldt, Tournay é uma rica cidade que foi atacada e pilhada pelos normandos em 881. No jogo, os participantes devem reconstruí-la comandando as três classes da população local (civil, militar e religiosa) e coordenando suas ações para restabelecer sua prosperidade.
O novo jogo de Xavier Georges, Sébastien Dujardin e Alain Orban mantém o mesmo ilustrador (Alexandre Roche), foi originalmente lançado pela belga Pearl Games  em 2011 e agora chega ao mercado americano.
Apesar de todas as semelhanças técnicas com Troyes, a equipe tentou dar um estilo próprio ao jogo, começando pela estrutura básica.

domingo, 1 de abril de 2012

Arkham Horror

Os Antigos espreitam no vazio além do tempo e espaço, rastejando por portais entre os mundos. Estes portais começaram a abrir e devem ser fechados antes que Os Antigos façam de nosso mundo seu domínio arruinado.

A obra de Lovecraft ficou um pouco esquecida durante décadas após a morte do autor e o crescimento do interesse por ela deveu-se a alguns fatos curiosos, como a publicação do “Simon Necronomicon” de Herman Slater, nos anos 1970. Outro fato relevante foi o lançamento do RPG Call of Cthulhu em 1981 pela editora Chaosium. Ele foi o primeiro RPG de terror e influenciou o surgimento de uma série de produtos, entre eles este jogo de tabuleiro. A primeira versão de Arkham Horror foi publicada pela mesma Chaosium em 1987 e fez sucesso entre os fãs do RPG, chegando a receber o Origins Awards (prêmio americano da indústria de RPG e jogos de mesa) na categoria “Best Fantasy or Science Fiction Boardgame” no ano de lançamento. Em 2005 os direitos do jogo foram adquiridos pela Fantasy Flight que reformulou as regras e deu o seu tradicional acabamento ao jogo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...