segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Citadels

Citadels é um jogo de blefe, dedução e construção de cidades.
Jogo de Bruno Faidutti, altamente recomendado para iniciantes nos jogos de tabuleiro europeus e cargames.
E aqui valeu um aviso: Não se deixe enganar pela aparente simplicidade das regras. O jogo e muito estratégico e exige bastante atenção, pois suas escolhas são essenciais para um bom desempenho no jogo. 
Citadels é composto de dois baralhos: um de personagens e outro de distritos.
Cada jogador é o regente de uma cidade e o objetivo do jogo é fazer mais pontos construindo novas áreas para o seu domínio. O jogo termina quando o primeiro construir oito distritos nela.
Durante seu turno cada jogador pode optar por comprar novas cartas do baralho de distritos ou ganhar moedas de ouro que permitem a construção de novos distritos.
A escolha dos personagens é feita em segredo. A seguir os jogadores tem seus turnos de jogo predefinidos pelos personagens que são numerados. O primeiro a agir é o assassino, seguido do ladrão e assim sucessivamente.
Cada personagem dá um bonus especiais ao jogador que escolhe-lo.
Vence o jogador que tiver a maior soma de valores de construção somando todos os distritos construídos por ele.
O jogo é de uma simplicidade surpreendente. Seu manual tem apenas duas páginas.
Outro grande atrativo é que ele permite que se jogue de duas a oito pessoas.
A edição americana da Fantasy Flight já vem com a expansão Dark City que inclui 10 personagens e quatorze distritos extras, o que acrescenta ainda mais possibilidades e cada partida.
A arte é outro atrativo a parte no jogo que tem um excelente acabamento.
Outra caracteristica interessante a e que o jogo e perfeito para reuniões de amigos pois pode ser jogado de duas a oito pessoas.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Carcassonne

Conheça um pouco sobre a história da região que deu nome a um dos mais famosos jogos de tabuleiro de todos os tempos.
Carcassonne é uma comuna francesa do departamento da Aude na região do Languedoc-Roussillon. Conta com uma população de 43 950 habitantes (1999) num território de 65,08 quilômetros quadrados.
Carcassonne encontra-se noventa quilômetros a sudeste de Toulouse, entre os Pirenéus e o Maciço Central francês. Está na encruzilhada de duas vias terrestres em uso desde a Antiguidade: a ligação do Atlântico para o Mediterrâneo e a ligação do Maciço Central a Espanha, à volta dos Pirenéus.



A primitiva ocupação da região que hoje é conhecida como Carcassone remonta a povos Celtas, Galo-romanos e Visigodos. As fundações das suas casas e muralhas da região comprovam com clareza essas sucessivas ondas migratórias.
O nome da região vem dos romanos que fortificam a colina e a denominam Julia Carsaco, mais tarde Carcasum.
Durante a Idade Média foi defendida por um imponente conjunto de fortificações, ficando circundada por uma dupla linha de muralhas, que ainda hoje pode ser vista, e representa o ápice da engenharia militar do século XIII. O traçado irregular de suas ruas estreitas contrasta com a magnificência das muralhas e do castelo guarnecido por 59 torres e barbacãs, poternas e portas.
Foi restaurada por Violet-le-Duc que lhe conferiu o atual aspecto.
Ao final do século XIX, o conjunto estava praticamente abandonado, quando foi redescoberto por turistas ingleses.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidadela foi usada como campo de prisioneiros.
Em 1997 as fortificações de Carcassonne obtém o status de património mundial pela UNESCO
Para saber mais acesse o site do Ministério da Cultura Francês a respeito da cidade.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sid Mayer's Civilization: The Board Game (Parte 1)

Liderar o maior exército do mundo e derrotar seus inimigos? Ou ser o primeiro a viajar para as estrelas, tornando-se a civilização mais avançada tecnologicamente conhecida pelo homem? A escolha é sua.
O anúncio do lançamento deste jogo encheu os fãs dos jogos de tabuleiro de espectativas.
Ele é baseado na série homônima de jogos para PC criada em 1991 pelo designer de jogos Sid Meier que já vendeu mais de oito milhões de cópias em todo o mundo.
A versão de tabuleiro deve, provavelmente ser lançada em outubro junto com o Civilization V para PC.
As principais informações até o momento são do site da fabricante Fantasy Flight que, entre outros títulos, é a criadora das versões de tabuleiro de World of Warcraft, Starcraft e Battlestar Galactica.
O jogo será para 2 a 4 participantes. Cada um controlara um famoso lider de uma civilização.
Cada um pode atingir a vitória de formas diferentes: Cultura (criando obras de arte, teatros e obras-primas musicais), Poder Militar (vantagem no campo de batalha lhe permite subjulgar outras civilizações), Riqueza (acumulando ouro durante o jogo) e Tecnologia (Sendo a primeira civilização a desenvolver viagens espaciais).
Um dos elementos mais fascinantes da série Civilization para PC é a possibilidade de controlar um império dos primórdios da civilização até o fim da era moderna, ampliando sua humilde nação, um passo a cada vez. Este elemento continua a ser uma característica marcante na versão de tabuleiro. Todos os jogadores começam com uma única cidade, uma tropa, e um batedor. Você deve construir sua civilização inteira a partir do zero, reunindo recursos, conquistar aldeias, ampliando o seu exército, e construindo edifício que irão garantir a sua evolução ao longo dos tempos.
Os jogadores da versão de PC irão encontrar alguns rostos familiares quando foram escolhem seus líderes de civilização. São seis diferentes civilizações, todos com seus próprios líderes e habilidades especiais. Você pode jogar como Cleópatra e aproveitar a capacidade
dos egípcios de construção rápida? Ou você prefere assumir o papel de Abraham Lincoln e orientar os norte-americanos para a vitória pela sua capacidade de aumento de produção? Há muitas estratégias diferentes dentro de cada civilização, o que, com as várias maneiras de ganhar o jogo, vai garantir que cada partida seja única a medida que os jogadores experimentem novas táticas com novas civilizações.
Veja também: Sid Mayer's Civilization: The Board Game (Parte 2)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

The Princess Bride: Storming the Castle


A Toy Vault lançou em 2008 um jogo baseado num dos filmes mais legais dos anos 80: The Princess Bride (A Princesa Prometida) dirigido por Rob Reiner em 1987.
É um jogo de cartas onde o jogador deve percorrer o caminho até o castelo para salvar a Princesa.
O jogador pode escolher entre 4 personagens do filme: Westley, Buttercup, Inigo ou Fezzik.
O Princess Bride Storming the Castle Game pode ser jogado por 2 a 4 pessoas e vem com 54 cartas de caminho, 54 cartas táticas, 1 carta grande do castelo e 4 peças de personagens.
O layout inicial do jogo é simples. Os jogadores (de 2-4) compram cartas de caminho que varia de acordo com o número de participantes. Elas são cartões com cenários do jogo que cada jogador deve cruzar para poder chegar ao castelo. O castelo é colocado ao centro e cada jogador revela suas cartas de caminho uma por vez, do Castelo para fora. Cada jogador termina com uma trilha de cartas mostrando cenas do filme. Uma vez colocada, a ordem das cartas de ca,inho não pode ser mudada, a não ser pelo uso de outra carta.
Cada jogador pega uma ficha de um dos personagens do filme, 5 cartas de Tática, que providenciam cartas de Equipamentos ou Ações. Antes de cada novo turno, qualquer jogador pode descartar e repor cartas de Tática antes do começo do turno. Essas cartas são essenciais para tanto mover o personagem pelas fichas de caminho quando para deixar os movimentos do oponente mais lentos. 
Cada jogador toma três ações por turno, que podem ser combinadas das seguintes maneiras:
Jogar uma carta de ação
Mover-se um espaço pelo Caminho
Comprar uma carta de Tática, e descartar uma outra.
Todos os tipo de cartas de Caminho tem requerimentos que um jogador deve cumprir antes de entrar no cartão, menos dois. Esses requerimentos estão listados no topo das cartas de Caminho, abaixo do nome do cartão. Por Exemplo: O cartão "The Pit of Despair" tem como requerimento "Noble Cause", um equipamento que deve ser descartado (uma ação livre) para que se possa entrar no cartão. Em geral, esses requerimentos de entrada fazem sentido - O "Cliffs of Insanity" requer "Climbing Gear" ou "Rope", duas cartas de equipamento; "Miracle Max's" requer "Noble Cause" ou "65 Silver". Usando as cartas requisitadas, os jogadores podem se mover pelas suas respectivas cartas de caminho e chegar ao castelo.
Para vencer, o jogador deve chegar ao castelo primeiro. A carta do Castelo não possui requerimento algum, mas entrar no castelo só pode ser tentado como primeira ação do turno. Isso é, a não ser que o jogador use a carta "Four White Horses" que move o jogador para o próximo espaço ignorando requerimentos de entrada. Ah, excecões...
Na época do filme o estúdio chegou a lançar um jogo de tabuleiro promocional, estilo Jogo da Vida, que foi distribuido nos Estados Unidos.
Mais informações: BGG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...