segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Santo Padroeiro dos Jogadores

Quem seria o padroeiro dos Boardgamers? 
São Caetano
Os santos são, dentro das igrejas católica e ortodoxa pessoas que morreram em "estado de graça". Hoje há um processo oficial da igreja católica (criado a partir do sec X e chamado de canonização) que determinam quais critérios devem ser cumpridos pelo candidato a fim de ser reconhecido como santo. Dentre eles são atribuídos o papel de protetores para algumas profissões, lugares e atividades. São os santos padroeiros.
Diferente do processo de canonização, a escolha de um padroeiro é feito, basicamente, pelo sentimento de afinidade dos devotos a algum aspecto da vida do santo e ocorre de forma quase que espontânea. Alguns exemplos interessantes são:
Santa Lúcia, que teve os olhos arrancados durante seu martírio e tornou-se a padroeira dos cegos e dos oftalmologistas;
Santa Clara, que um ano antes de sua morte, assistiu a celebração da eucaristia sem precisar sair do seu leito e é aclamada como padroeira da televisão;

Os Três Reis Magos
São Lourenço, que, segundo a tradição católica, conservou seu bom humor mesmo enquanto era executado em um grelha, dizendo aos que o queimavam: "podem me virar agora, pois este lado já está bem assado". É aclamado como padroeiro dos cozinheiros.
Não há, no entanto um padroeiro para os jogadores, mas por analogia podemos indicar alguns candidatos:
São Baltasar, um dos três reis magos do novo testamento. É atribuído a ele o papel de padroeiro dos fabricantes de baralhos. Sua ligação com a profissão é totalmente arbitrária, já que é um personagem obscuro e cujo próprio nome nem é citado na bíblia; 
São Caetano, padroeiro dos jogadores (no contesto de jogos de azar) e dos endividados. Sua ligação é um pouco mais clara, pois, dedicou a vida a criar instituições de abrigo aos pobres.
São Luís Gonzaga
São Luís Gonzaga, segundo a tradição, ele estava jogando xadrez com alguns seminaristas, e um deles lhe questionou: "o que você faria se soubesse que tinha, apenas mais uma hora de vida?" Um deles disse que iria à confissão, outro que iria rezar diante do Santíssimo Sacramento. Ele respondeu que, uma vez que seus superiores lhe deu permissão para jogar, e ele não tinha outras tarefas a cumprir, claramente, era isso que Deus queria que ele fizesse. Assim, em sua hora final, ele iria terminar o jogo!
São Matias, após a morte de Judas os demais discipulos decidiram que deveriam escolher um sucessor e foram indicados dois nomes: José Barsabás e Matias. Depois de orarem em conjunto, lançaram sortes e Matias foi escolhido. Não há registro exato do método utilizado para o sorteio mas o testo deixa claro que foi algo aleatório.
Após apresentados os candidatos, gostaria de indicar São Luís Gonzaga como padroeiro dos jogadores ou boardgamers, para ser mais específicos e evitar confusões com os jogos de azar.
Bem, para encerrar gostaria de deixar claro que este texto não tem nenhuma pretensão teológica ou, de forma oposta pretende depreciar nenhuma crença religiosa.
Este texto foi baseado em uma postagem do site State of Play. Para lê-lo na integra clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...