quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Diplomacy

Um jogo com mais de 50 anos de história.
Diplomacy é um jogo de estratégia criado por Allan B. Calhamer. Segundo o autor, a ideia central do jogo surgiu em 1945. Em 1954 ele já estava completo, mas, somente em 1959, o jogo foi lançado comercialmente.
Sua principal diferença em relação a outros wargames é a sua fase de negociação.  Diferente da maioria dos jogos de guerra, a diplomacia tem um papel muito mais importante. Os jogadores levam muito tempo entre uma fase de combate e outro negociando suas ações e movimentações de tropas.
Outra característica marcante é a ausência de dados ou mecanismos que gerem resultados aleatórios nos "combates". Após a fase de movimentação de tropas, vence uma "batalha" quem tiver mais tropas numa província.
O cenário do jogo é a Europa, pouco antes da Primeira Guerra Mundial. Cada jogador controla uma das potências da época (Alemanha, Áustria, França, Inglaterra, Itália, Rússia e Turquia). Cada um deve mover suas tropas iniciais para tentar controlar novas províncias e tomar o controle de "centrais de suprimentos" e através deles criar mais tropas para tentar atingir o objetivo do jogo: controlar 18 das 36 "centrais de suprimentos" do tabuleiro.

Diplomacy foi o primeiro jogo publicado comercialmente a ser jogado em grande escala por correio (PBM). Antes dele, apenas xadrez tinha um volume considerável de jogadores por correspondência. O jogo chegou a ter também uma série de fanzines. Na década de 1970 chegou a ter campeonatos organizados. No final dos anos 80, com a popularização da internet, chegou a ser jogado também por email (PBEM).
A pesar de todo o sucesso alcançado o jogo teve sua primeira tiragem de 500 unidades foram pagas pelo próprio designer, após o jogo ser rejeitado por diversas empresas. A segunda tiragem foi produzido pela empresa Game Research/ Design. Na década de 70 os direitos foram compradas pela Avalon Hill que o publica até hoje.
No Brasil, o jogo chegou a ser lançado com o nome de 1914 e depois Diplomacia.
Quer saber mais sobre o jogo? A Ludo Brasil Magazine, edição 13, trará uma resenha detalhada sobre a mecânica do jogo.  Aguardem!

5 comentários:

  1. legal...Muito bom mesmo, as fases para a negociação deve ser bem tensos...

    ResponderExcluir
  2. Ola! Sigo o seu blog em todas as postagens. Notei ultimamente que vc mudou de endereço e que o seu feed está desatualizado.
    Por acaso possui um novo feed? Eu achei os posts novos por causa da FunBox...

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafael,
    Mudamos o endereço recentemente e estamos ainda fazendo alguns ajustes. O feed será atualizado em breve.
    Cordialmente,

    Evaldo Vasoconcelos

    ResponderExcluir
  4. Ola Evaldo, parabéns pelo artigo, esta bastante fundamentado!
    Gosto muito do Diplomacy, mas temos grande dificuldade de encontrar jogadores para o mesmo. Você ainda mora em Manaus ou conhece alguém que jogue o Diplo nesta cidade?

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandro,
    Moro em Manaus, mas, não conheço nenhum jogador de Diplomacy.
    Acompanhe o nosso blog que estamos sempre realizando eventos na cidade e sempre temos uma área de demonstração de jogos.
    Lá você vai encontrar algumas pessoas que estão começando a conhecer o hobby.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...