quarta-feira, 9 de março de 2011

V Eurogames Manaus

Marque na agenda, dia 13 de março será a quinta edição do Eurogames.
Small World - Imagem do blog E aí, tem jogo?
Depois do recesso de carnaval voltamos ao nosso calendário de eventos. E a primeira atividade do ano será o Eurogames Manaus. Na sua 5ª edição o evento irá trazer trazer duas grandes novidades: 7 Wonders da Asmodée e Small World da Days of Wonder.
Domingo dia 6 tivemos uma excelente matéria sobre o Eurogames postada no caderno Bemviver do jornal A Crítica de Manaus e esperamos que isso reflita no público. Na matéria foi comentado o evento e os espaço cada vez maior alcançado pelos jogos de tabuleiro na mídia.
Para quem ainda não conhece os Eurogames, esse é o nome dado aos jogos de tabuleiro criados por designer alemães a partir da década de 80 e que espalharam-se pelo mundo a
partir da década de 90. O termo Eurogame e mais comum no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos o termo mais usado para eles é German-Style Bord Game.
Temos uma série de matérias postadas aqui no blog e recomendamos o blog Strategos.
E o que difere os jogos alemães dos demais?
1º) Geralmente tem regras simples. Klaus Teuber, criador do Colonos de Catan, chegou a dizer em uma entrevista que um jogo que não pode ser explicado em 5 min não merece ser jogado.
2º) Tempo de jogo curto ou médio (entre 30 e 60 minutos).
3º) Alto nível de interação entre os jogadores. Na Europa e Estados Unidos os Eurogames atraem cada vez mais jogadores pelo simples prazer que proporcionam de reunir um grupo de amigos para jogar.
4º) Elementos gráficos atrativos.
5º) Dão ênfase à estratégia e tem baixa dependência de sorte
6º) Pouco conflito direto entre os jogadores e utilizam pouco os temas militares. Alemães evitam temáticas militares em seus jogos. Para substitui-la muitas referências históricas. Muitos dos jogadores produzem disputas entre personagens ou classes sociais.
7º) Normalmente mantém todos os jogadores na mesa até o final de cada partida. Mais chato que passar quatro horas jogando é ser eliminado logo no inicio do jogo e passar quatro horas vendo os outros jogarem.
Os jogos de tabuleiro voltaram com tudo e são uma tendência de lazer das mais agradáveis e educativas.Os Eurogames são a prova que os alemães estavam certos quando desligaram suas televisões e decidiram que não havia nada melhor do que passar algum de tempo de qualidade com suas famílias.

Para quem mora em Manaus uma ótima oportunidade de lazer para toda família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...