domingo, 6 de março de 2011

Munchkin

A linha Munchkin da Steve Jackson Games não para de crescer e nos próximos meses serão mais dois títulos.
Atualizado dia 1 de maio de 2011.
 
Munchkin é um jogo de cartas para 3 a 6 participantes. Criado por Steve Jackson (GURPS RPG, Illuminati e Car Wars) em julho de 2001 o jogo é ilustrado por John Kovalic (criador das tiras Dork Tower) e é hoje o produto de maior sucesso da Steve Jackson Games.
Munchkin foi lançado no Brasil pela Devir em 2007 durante o XIV EIRPG, mas encontra-se hoje fora de catálogo.
O jogo é composto de dois tipos específicos de cartas (portas e tesouros) que ficam separados em duas pilhas de compra. Os participantes enfrentaram monstros que vão desde o inofensivo Peixinho Dourado até o temível Dragão de Plutônio, usando itens como o Elmo da Coragem e o Ralador de Queijo da Paz para ajudá-los em seus combates. Para cada monstro derrotado, os jogadores ganharão tesouros e níveis. O vencedor será aquele que chegar primeiro ao 10º Nível. Logo, basta matar monstros e pegar itens mágicos para matar ainda mais monstros. Para vencer os jogadores devem fazer acordos entre si podendo: ajudar, atrapalhar e até trapacear uns aos outros.
Nos Estados Unidos o jogo é um sucesso absoluto e já chegou a representar 70% das vendas da empresa, segundo o próprio site. Hoje são dezenas de expansões e versões:

Munchkin, A versão básica(contém 94 cartas de porta e 74 cartas de tesouro).
Unnatural Axe, primeira expansão (contém 63 portas, 44 tesouros), venceu o Prêmio Origins como melhor expansão ou suplemento de Card Game Expansion expansão. Adicionou a raça Orc.
Clerical Errors, segunda expansão (contém 66 portas e 46 tesouros). Adicionou a Raça Gnomo Race e a classe Bardo.
The Need for Steed, terceira expansão (contém 78 portas e 34 tesouros) acrescentou novos tipos de cartas, como Steeds (montarias), como dragão, águia e tartaruga; e Hirelings (mercenários).
De-Ranged, quarta expansão (contém 60 potas e 52 tesouros), acrescentou a classe Ranger.
Demented Dungeons, quinta expansão, contém 20 cartas de Dungeon e 16 cartas de Portal bem como novas regras para sua utilização.
More Good Cards, sexta expansão (contém 30 portas e 26 tesouros).
Munchkin Fairy Dust, primeira mini-expansão. É composta de 15 cards que beneficiam jogadores que se ajudarem durante a partida.
Munchkin Waiting For Santa, segunda mini-expansão. É composta por 16 cartas com tema natalino.
Munchkin Marked For Death, terceira mini-expansão. É composta por 19.
Munchkinomicon é uma mini expansão com 15. É a última palavra em livros de feitiços... o tal Munchkinomicon. Mas cuidado! Se você não é "Munchkin" o suficiente, Munchkinomicon vai te ajudar a se encaixar e encontrar o que mais se adapta ao seu estilo.
Munchkin Monster Enhancers. Essa expansão te dá mais 15 "Ampliadores de Monstros". Com 13 das cartas favoritas de More Good Cards, agora totalmente em cores, mais 2 cartas nunca antes editadas: Hollywood and Ultimate, esse conjunto é o sonho de qualquer monstro e o pesadelo dos jogadores.
Este ano o jogo completará 10 anos de lançamento e já conbta com uma lista gigante de expansõese acessórios.
Leia mais sobre o jogo e suas continuações na segunda parte desta matérias Munchkin - Mais Versões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...