sábado, 25 de abril de 2009

Jogos de Estratégia e História Militar

Como diria Capitão Nascimento: "O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie".
Quem assistiu ao filme “Tropa de Elite” sabe de que estou falando. A cena, apesar de popular comete um equívoco. Estratégia (tanto a palavra, quanto o conceito) vem do grego, mas da palavra stratègós:
• "stratos" – exército.
• "ago" – liderar, comandar, movimentar.
Assim, startegos significava originalmente: líder militar ou movimentação de tropas. A palavra deu origem a diversos termos de utilização militar com stratégema, ardil de guerra; stratiá, expedição militar; stráutema, exército em campanha; stratégion, centro de comando, etc.
Na área militar atual, pode ser definida como: a ciência dos movimentos e planejamento de guerra. Segundo alguns teóricos, tal conceito teria sido adaptado para a área de administração, mas isso é algo extremamente questionável.
Estratégia é a palavra que melhor define e sintetiza os dois temas abordados neste blog. Os jogos de estratégia e a historia Militar. No primeiro abordaremos dos jogos clássicos como xadrez e gô, aos novos jogos e conceitos modernos. No Segundo Os grandes líderes militares, as táticas, as armas e as batalhas que mudaram ou definiram o destino das nações do mundo. Em muitos pontos os dois temas irão se cruzar e se complementar.
Neste ponto vale uma ressalva. Embora muitos dos temas aqui descritos envolvam guerra ou violência, A idéia deste espaço não é fazer, de forma alguma, apologia bélica ou a qualquer corrente política ou ideológica violenta.
Cientes disto, espero que gostem do espaço e dos temas abordados.

"Si vis pacem, para bellum - Se queres a paz, prepara-te para a guerra".
Publius Flavius Vegetius Renatus - Atribuída

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...