sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Último Grande Campeão

Mais um bom título nacional. O Último Grande Campeão (ou UGC) é um jogo de cartas para 3-6 jogadores no qual cada jogador é um lutador de MMA (Mixed Martial Arts). 
Por Sarah Gabriela Farias
O objetivo do jogo e se tornar o maior campeão da categoria e entrar para o Hall da Fama do esporte.
No início do jogo, cada um escolhe um dos 6 lutadores disponíveis. Cada lutador possui 2 "estilos de luta" no início do jogo, que podem ser Soco, Chute ou Agarre. Durante o seu turno, o jogador pode tomar 2 de 4 ações: 
  • Comprar Uma Carta: O jogador compra uma carta. Inicialmente, cada jogador recebe 2 cartas, mas só pode comprar novas cartas através dessa ação. As cartas possuem efeitos que vão desde dar pontos aos jogadores até cartas que tem efeitos como fazer todos os outros jogadores rolarem dados de dano.
  • Treinar: Uma das ações possíveis é treinar um estilo de luta (que o jogador já possua ou não). Para isso, o jogador escolhe um dos estilos de luta e joga 4 dados pretos do jogo (dados de 6 faces que possuem, ao invés de números, os mesmo símbolos de estilos de luta das cartas de lutador - Soco, Chute e Agarre - e três lados vazios). Se qualquer dado possuir a ilustração do estilo de luta anunciado pelo jogador antes da rolagem de dados, ele ganha uma ficha representando aquele estilo. A partir de então, ele tem os estilos de sua carta mais os suas fichas durante os combates.
  • Desafiar o Campeão: O jogador pode escolher desafiar o jogador que está com o cinto de campeão. Para isso, ele joga os 6 dados especiais pretos. Para cada resultado igual a um dos estilos de luta do jogador, um dano é causado pelo ataque. Se o jogador desejar, ele pode rolar novamente quantos dados desejar. Para cada dado que o jogador rolar novamente, ele joga um dado amarelo, que possui duas faces de lesão e quatro faces vazias. Se o jogador rolar algum dado 2 vezes, ele rola um dado vermelho, que possui 4 faces de lesão e 2 faces vazias. Para cada face de lesão que surgir em um desses dados, o jogador ganha um marcador de lesão. Existe também a opção de rolar dados uma terceira vez, ao custo de que, para cada dado rolado três vezes, o jogador ganha automaticamente uma ficha de lesão. Após o termino das rolagens de dados, o jogador soma o resultado de sucessos obtidos aos dois estilos de luta de sua carta mais o número de eventuais fichas que possua. Feito isso, é a vez do atual campeão fazer o mesmo. Quem conseguir o maior número de dano causado ao adversário, é o vencedor e recebe o cinto de campeão mais 2 pontos. O derrotado ganha 1 ponto. Em caso de empate, o jogador com menos marcadores de lesão é o campeão.
  • Recuperar Lesão: Para cada duas fichas de lesão que um jogador possua, ele perde um dado preto em suas rolagens. Para evitar isso, o jogador pode usar uma de suas para remover uma das fichas de lesão.
O campeão tem direito a apenas uma ação, mas a cada começo de turno ele recebe 1 ponto. O jogo acaba quando um dos jogadores começar seu turno com o cinturão de campeão e 8 pontos.
UGC possui baste interação entre os jogadores. Apesar de não ser muito estratégico, já que o sucesso depende na sua maior parte do resultado de dados, o jogo surpreendeu. É bastante divertido e o jogador que possui o cinturão de campeão se sente bastnate pressionado, já que ele vira alvo de todos os outros jogadores. Foi um dos jogos que mais fez sucesso recentemente nas demonstrações em eventos em Manaus.

Fichas técnica:
Designer: Renato Sasdelli
Arte: Renato Sasdelli
Produção: Galápagos Jogos
Jogadores: 3-6
Duração da Partida: ±45 min

6 comentários:

  1. olá acabo de ver um anuncio seu, sobre Munchkin gostaria saber mais oque é? Quanto custa? E mudando de assunto, eu não estou conseguindo acessar algumas matérias no site (fica aparecendo uma imagem do B do blog com duas engrenagens)valeu...

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo,
    O Munchkin é um jogo de cartas lançado pela Steve Jackson Games. Você pode ler uma materia sobre o jogo aqui no blog:
    http://strategosjogos.blogspot.com/2011/03/munchkin.html
    Fizemos recentemente uma mudança no endereço do blog. Por isso os antigos link precisam ser redirecionado. Isso será corrigido esta semana.
    Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco pelo email: neoiconoclasta@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia já acompanho o Blog a quase 2 anos e esta cada vez melhor, parabéns.

    No artigo sobre o jogo UGC na parte que fala sobre a ação de treinar foi escrito
    Treinar: Uma das ações possíveis é treinar um estilo de luta (que o jogador já possua ou não). Para isso, o jogador escolhe um dos estilos de luta e joga os 6 dados pretos do jogo.

    O correto no treino é usar somente 4 dados pretos, os 6 dados só são usados nas lutas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Correto Jefferson,
    Já fiz o ajuste na postagem.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Olá Neo, tudo bem? Eu li que o jogo dos conquistadores foi criado por dois brasileiros André Zatz e Sergio Halaban (o jogo é bom?, gostaria da saber se você tem conhecimento se há mais brasileiros que desenvolve jogos, se não me a gálapos jogos é brasileiro, não?! E esses jogos são inspirados dos estrangeiros? Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      O André Zatz e Sergio Halaban já são veteranos mas, além deles há diversos outros dsigners brasileiros. Alguns até já publicaram jogos em empresas extrangeiras.
      Sim, a Galápagos é brasileira e tanto publica jogos próprios como versões de jogos produzidos por empresas extrangeiras. Para mais informações: http://www.galapagosjogos.com.br/jogos-de-tabuleiro.html

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...