segunda-feira, 23 de abril de 2012

ABRIN 2012

War: Batalhas Mitológicas, Domínio de Carcassonne muito mais.
Após uma semana afastados para participar do curso do Programa de Capacitação em Projetos Culturais do Minc, voltamos a ativa dando uma resumo do que há de anunciado no mercado nacional.
O destaque do mês de abril no cenário lúdico nacional foi a ABRIN 2012, feira que reuniu as principais fábricas da indústria nacional que movimentou 1,5 bilhão de reais segundo a organização.
Sites como Ludus e Funbox fizeram a cobertura do evento e divulgaram os principais lançamentos.
O principal destaque entre as empresas expositoras foi a Grow Jogos que participou do evento com diversos lançamentos para todos os gostos.
Anunciado há alguns meses, War: Batalhas Mitológicas, spin-off do título mais conhecido da empresa, é um dos jogos mais aguardados do ano.  Neste wargame, os participantes devem liderar sua tropas e lutar pelo domínio da antiga Grécia.
Diferente da versão histórica anterior (War: Império Romano), a versão grega incluirá, além das regras básicas, variações com intervenção divina durante as partidas. Umas das novidades que pôde ser visto no evento foi a utilização de dados de oito faces no tabuleiro.
Para os jogadores  familiarizados com o mercado internacional a grande novidade foi o anúncio de lançamento da edição brasileira de Carcassonne.
Outro Destaque da empresa foi o lançamento da linha de quebra-cabeças com ilustrações de obras do artista plástico Romero Britto.
PAra quem procura algo mais descontraido o stand da Hasbro trouxe uma novidade bem interessante. Lançado em 1998 no mercado americano, chega agora ao Brasil Cranium, party game para 4 a 16 participantes. O jogo se destacou entre os jogos do setor no mercado americano onde já conta com diversas versões.
Imagens: Ludus e Funbox

4 comentários:

  1. Parece que a Grow, vai entrar pesado neste 2º Semestre, alguém jogou o War, Batalhas Mitológicas? Ele é bom? E a Estrela, Pais & Filhos e Galápagos, estes mostraram algum projeto novo na ABRIN?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PR,
      Sim, a Grow, de longe, é a empresa que mais vai investir em lançamentos este ano. Pelo menos entre as grandes do mercado brasileiro.
      Li alguns relatos de pessoas que foram a ABRIN este ano falando do Batalhas Mitológicas. Via de regra os comentários foram bons e o jogo parece ser bem empolgante.
      Como a Grow teve muitos lançamentos eu optei por dividir a postagem. Esta acabou sendo ocupada, praticamente sozinha pelos lançamentos da empresa. Devo escrever ainda esta semana uma segunda parte com jogos anunciados por outros espositores do evento.

      Excluir
  2. Por que o War e Risk, parecem ser o mesmo jogo? Mesmo o Detetive, Jogo da Vida e Banco Imobiliário da estrela se parece muito com os da Hasbro, a Grow e Estrela pagam algum direito para publicarem os jogos no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O War foi baseado em uma versão antiga do Risk. O War II foi desenvolvido por designer brasileiros.
      A versão do Risk que a Hasbro lançou no Brasil em 2010 é chamada de "Revised" nos Estados Unidos e tem uma série de mudanças na mecânica.
      Com relação a direitos pagos por estes jogos, eu nunca li uma fonte confiável a respeito e a própria Hasbro nunca se pronunciou oficialmente.
      Se alguém tiver informações a respeito, pode se manifestar.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...