sábado, 4 de dezembro de 2010

Cosmic Encounter


Cosmic Encounter é um jogo de tabuleiro com temática de ficção cientifica, criado pela Future Pastimes (Peter Olotka, Jack Kittredge, Bill Eberle e Bill Norton).
O jogo foi publicado originalmente em 1977 pela Eon Games. O tabuleiro consiste de em um sistema natal de 5 planetas para cada jogador uma área no meio, denominada "Warp" (distorção). Também há um portão hiperespacial formado por um conjunto de cartas (também chamado de "cone") usado para direcionar um ataque a um planeta do oponente. Cada jogador começa com vinte naves no seu sistema natal. Dois decks de cartas são usados: um que determina quem é o próximo a ser atacado (a pilha do "destino"), e um que contêm as cartas que os jogdadores usam. Esse segundo deck é composto de cartas numeradas que são usadas nos conflitos (os "encounters" que dão nome ao jogo)e outras cartas que afetam o jogo de várias maneiras. O texto específico dessas cartas varia de acordo com a edição de Cosmic Encounter. 
No turno de um jogador, ele ou ela vira uma carta da pilha de destino que determina que sistema atacar, escolhe um planeta em particular desse sistema, e põe um ou mais naves no cone para atacá-lo. O jogador atacante e defensor então tem oportunidade de perguntar aos outros jogadores se aliar a eles. Jogadores se beneficiam ao se aliar ao lado vencedor, ou sofrem perdas se escolherem o lado perdedor. Cada um dos jogadores principais (lado atacante e defensor) seleciona um número de cartas da sua mão, para serem jogadas de face para baixo, e então viram elas simultaneamente. As clartas e naves envolvidas no conflito são adicionadas, e qualquer condição especial ou cartas jogadas também são levadas em conta, e o jogador com o número total de pontos mais alto ganha. Se o jogador atacante for bem sucedido, ele e seus aliados ganham uma colônia cada no planeta disputada. Se o jogador defensor ganhar, o atacante é expulso, o defensor mantém seu planeta e todos os aliados defensores ganham recompensas. Todas as naves do lado derrotado vão para a zona de distorção, onde elas não podem ser usadas até que sejam recuperadas. Sob certas condições, os jogadores podem ser forçados à "fazer um acordo" que pode incluir a troca de cartas, colônias e outras propriedades do jogo, mas se nenhum acordo puder ser feito em curto espaço de tempo, ambos jogadores perdem suas fichas para a Distorção.
O objetivo do jogo é estabelecer cinco colônias em planetas fora do seu sistema natal.
Cada jogador tem um ou mais poderes alienigenas que distorcem, estendem, ou quebram as regras básicas do jogo de alguma forma, usualmente trazendo vantagens para esse jogador. Por exemplo,naves Macrons valem por quatro, Zombie nunca perdem naves para a distorção, e Oracle pode ver qual carta o seu oponente jogou antes de jogar a sua própria carta. Alguns poderes estimulam a existencia de alguma interpretação por parte do jogador, por exemplo Sniveler, com o poder de reclamar quando vai pior que os outros jogadores
O jogo influenciou fortemente o jogo de tabuleiro Dune, também publicado pela Future Pastimes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...