sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Alhambra

Um Eurogame clássico, Alhambra foi o ganhador do renomado Spiel des Jahres, na edição de 2003. 
O jogo uma criação do designer Dirk Henn, e não é seu único jogo de sucesso. Ele também assina: Shogun, Wallenstein e Colonia. No jogo, cada participante assume o papel de um mestre construtor no período do sultanato mouro de Granada, competindo para construir o mais impressionante palácio fortificado ou Alhambra. Para erguer sua obra é necessário gerenciar seus recursos e suplantar os demais enquanto constrói pavilhões, jardins, câmaras e torres, sem deixar de lado a muralha que irá proteger suas riquezas e mulheres. Alhambra é um jogo de montagem de tabuleiro (tile placement) lembrando Carcassonne. Em cada turno, cada jogador pode escolher entre três ações:
• Comprar cartas (que representam o dinheiro)
• Comprar e baixar um tile
• Rearranjar sua Alhambra
O objetivo do jogo é fazer mais pontos possuindo o maior número de peças de uma certa cor em sua estrutura.

O jogo vem com um pacote com mais ou menos 100 tiles que possuem diferentes cores. Para obter essas peças, você precisa usar seu dinheiro, que aliás, é um dos elementos que melhor o caracteriza como um típico Eurogames: a existência de um recurso limitado e dividido entre todos jogadores, que tentam, a todo custo, consegui-lo.
Um ponto positivo a respeito do jogo é a regra de colocação dos tiles. Elas são bem intuitivas enquanto você joga, mas ainda assim são bastante limitadoras.
Alhambra é um jogo para 2 a 6 jogadores, sendo quase unanimidade que ele funciona muito melhor entre 4 a 6 e pode surpreender quando jogado com pessoas que não estão habituadas a eurogames.
Apesar dos prêmios, está longe de ser uma unanimidade. Algumas de suas principais críticas são a baixa interação entre os jogadores e o alto fator sorte nas partidas. Uma dica para quem se interessar pelo jogo e comprar a edição Big Box que, além da edição básica, já vem com cinco expansões que tornam o jogo bem mais interessante
Está matéria é um resumo. Para ler a matéria completa acesse: Ludo Brasil Magazine - Edição 09 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...