quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Oficina Martha Falcão

Dia 2 de outubro realizamos a primeira oficina de Eurogames voltada a universitários.
A Zona Negativa, loja especializada em jogos de tabuleiro importados na cidade de Manaus, vem realizando há alguns meses oficinas visando a popularização dos jogos de tabuleiro modernos.
Como na maior parte de Brasil a população de Manaus em sua grande maioria desconhece a produção de jogos européia recente e mesmo a americana das últimas décadas.
O mercado brasileiro, assim como o mundial, sofreu forte concorrência dos jogos eletrônicos nas últimas décadas, e no Brasil, o impacto das novas tecnologias foi ainda mais forte. Quando se fala ao público brasileiro sobre jogos, a imagem que vem a mente é a de jogos eletrônicos. Os jogos de mesa ficaram associados a algo anacrônico e ultrapassado.
O desconhecimento do público a respeito dos Eurogames não foi, no entanto, uma barreira intransponível. Desde que começamos, no início do ano, a realizar exposições de Eurogames a resposta do público foi a melhor possível. A cada novo evento o entusiasmo dos participantes só cresceu.
Após a formação de alguns grupos de entusiastas, direcionamos nossos esforços para dois novos focos de divulgação. Nossos projetos atuais estão voltados para universitários, principalmente dos cursos de Design e Pedagogia. Nosso intuito é formar grupos de estudantes para a criação de jogos e realização de eventos dentro de escolas de ensino médio e fundamental.
Dentro desta nova proposta, realizamos no último fim-de-semana a primeira oficina de jogos para os alunos do curso de Design da faculdade Martha Falcão. Apresentamos alguns dos jogos mais populares como Colonos de Catan, Puerto Rico e Carcassonne. A empolgação dos alunos foi algo surpreendente e já estamos discutindo a formação de um grupo de estudos e criação de jogos.
Os resultados atingidos provam o potencial dos jogos de tabuleiro e renovam nosso empenho na sua divulgação. Estamos em busca de novas parcerias e, em breve, esperamos atingir um público muito maior.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...