sábado, 12 de março de 2011

1830: Railroads & Robber Barons

Neste clássico da Avalon Hill cada jogador tem como objetivo tornar-se o construtor ferroviário de maior sucesso da costa leste dos Estados Unidos. 
O título é o mais famoso da série 18xx da Avalon Hill, foi criado pelo designer inglês Francis Tresham (Civilization e Revolution: The Dutch Revolt 1568-1648). Uma das coisas que mais agrada seus jogadores é a ausência do elemento sorte durante o jogo. Assim, se um jogador resolver repetir as mesmas jogados em uma segunda partida o adversário pode fazer o mesmo e o jogo terminaria da mesma forma que a anterior.
1830: Railroads & Robber Barons utiliza a mecânica básica do jogo 1829 adicionando uma série de novos elementos. Os jogadores devem investir em ações e construir ferrovias em um tabuleiro de representa a costa leste dos Estados Unidos.
Escolhe se quem é dono do que - isto é feito oferecendo dinheiro às seis companhias privadas que detém as terras. Uma vez feitas as divisões, começa-se a comprar ações nas companhias ferroviárias. Quando se detém seis ações de uma companhia, começar se o negócio.
Primeira versão.
Depois, passa-se à primeira rodada do jogo. Nesta altura pode-se começar a construir as linhas ferroviárias nos polígonos hexagonais ou modificar as que existem. Podem-se também comprar comboios, fazer ofertas às companhias privadas que não nos pertençam e construir estações.
Depois desta primeira rodada, há uma rodada na bolsa, onde se volta ao mercado de ações para se comprar ou vender. É aqui que se ganha dinheiro portanto é necessário ter cuidado ao comprar e vender. Estas rodadas na bolsa vão sendo intercaladas à medida que o jogo vai decorrendo.
Versão de 2011
O jogo termina quando um dos "Barões" ou o Banco, vai à falência. Nessa altura todos avaliam os seus bens para se poder declarar um vencedor.
O jogo está fora de catálogo desde o início da década de 1990, mas, a Mayfair Games em parceria com a Lookout Games da Alemanha, promete relança-lo em março de 2011.

2 comentários:

  1. Não conhecia seu blog, bem interessante, vou dar uma olhada nas matérias mais antigas...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Grato,
    Estou trabalhando para aperfeiçoa-lo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...