A partida representa 3 semanas de festejos no castelo de Notingham, e durante esse tempo,
vários camponeses irão até lá em busca de bons negócios.
Por Sarah Gabriela
Existem produtos que podem
circular livremente na área do castelo: Batatas, Frutas e Galinhas não possuem nenhuma
restrição ao seu comércio. Mas, existem camponeses que insistem em comercializar produtos
ilegais para conseguirem um lucro maior (claro, que de maneira mais arriscada). A fiscalização
do produto e feita por guardas que nem sempre são tão honestos... e as vezes “aceitam um
agradinho” para deixar a mercadoria passar.
Ao começo de cada turno um jogador é determinado xerife. Cada jogador recebe 5 cartas.
Existem 5 fichas de carroça ao centro da mesa, e cada carroça é numerada de 2 a 5 (duas
carroças de 2 e uma de cada uma das outras).
A partir do jogador à esquerda do xerife, cada um escolhe uma das carroças e o número estampado na mesma representa o número de cartas de mercadorias que esse jogador poderá levar para o castelo no seu turno, sendo que cada carroça só pode levar 1 tipo de mercadoria por turno (de maneira legal, na ilegalidade pode conter o que o jogador quiser, inclusive produtos ilegais). Após todos anunciarem quantas mercadorias e o tipo que será embarcado, o xerife escolhe um dos jogadores para ter a carroça vistoriada. O jogador então tem a liberdade de tentar “negociar” com o xerife. Se o xerife aceitar o suborno, a carroça não é vistoriada. Caso contrário, todos os produtos que não houverem sido anunciados e/ou forem ilegais são confiscados. Se TODOS os produtos da carroça forem do tipo anunciado, o jogador recebe uma indenização. Após o fim das revistas, todos os jogadores põem suas mercadorias sob sua ficha de camponês. O jogador à esquerda do último xerife assume agora o cargo e os jogadores compram cartas novamente até voltarem a ter 5 cartas.
Além desses elementos básicos, o jogo possui um conjunto de fichas que cada jogador recebe, que só podem ser usadas, cada uma, uma vez por partida. São elas:
Após a última semana, as últimas vendas são efetuadas e o jogador que houver acumulado mais moedas ganha. O jogo foi uma grata surpresa e agradou a todos os jogadores aos quais foi apresentado. Temos tomado certo cuidado com a faixa etária durante as mesas de demonstração, já que a temática e a mecânica introduzem elementos como suborno, blefe e trapaça (coisa que não são muito boas para público infantil). Fora isso, para adultos inteligentes e dispostos a passar algum tempo se divertindo, o jogo é um prato cheio.
Observação:
Quem jogou adorou, mas fica a dica para a Galápagos: Assim que for possível uma 2 edição, reformular a embalagem com ilustrações mais atrativas para o Hobin Hood. Apesar do jogo ser perceptivelmente voltado a uma audiência adulta, até pela temática, uma mudança no visual ajudaria bastante.
No mais, um grande jogo, material de primeira e uma jogabilidade que surpreende.
A partir do jogador à esquerda do xerife, cada um escolhe uma das carroças e o número estampado na mesma representa o número de cartas de mercadorias que esse jogador poderá levar para o castelo no seu turno, sendo que cada carroça só pode levar 1 tipo de mercadoria por turno (de maneira legal, na ilegalidade pode conter o que o jogador quiser, inclusive produtos ilegais). Após todos anunciarem quantas mercadorias e o tipo que será embarcado, o xerife escolhe um dos jogadores para ter a carroça vistoriada. O jogador então tem a liberdade de tentar “negociar” com o xerife. Se o xerife aceitar o suborno, a carroça não é vistoriada. Caso contrário, todos os produtos que não houverem sido anunciados e/ou forem ilegais são confiscados. Se TODOS os produtos da carroça forem do tipo anunciado, o jogador recebe uma indenização. Após o fim das revistas, todos os jogadores põem suas mercadorias sob sua ficha de camponês. O jogador à esquerda do último xerife assume agora o cargo e os jogadores compram cartas novamente até voltarem a ter 5 cartas.
Além desses elementos básicos, o jogo possui um conjunto de fichas que cada jogador recebe, que só podem ser usadas, cada uma, uma vez por partida. São elas:
- Ficha de Ajudante do Xerife: Cada jogador recebe duas dessas fichas. O xerife pode descarta- la para ter direito a revistar uma segunda carroça (ou uma terceira, se ele fizer a sua vistoria normal, gastar a primeira ficha e a segunda em um mesmo turno.
- Ficha de Confisco: Com o descarte dessa ficha, o xerife pode escolher um jogador que não tenha sido revistado durante o turno corrente e confiscar todos os bens não declarados (inclusive os ilegais), colocando-os sob sua ficha de camponês.
- Ficha de Robin Hood: Só um jogador por rodada tem direito a usar a ficha de Robin Hood. Ao descarta-la, o jogador ganha o direito de descartar quantas cartas quiser de sua mão e comprar novas até completar sua mão.
Após a última semana, as últimas vendas são efetuadas e o jogador que houver acumulado mais moedas ganha. O jogo foi uma grata surpresa e agradou a todos os jogadores aos quais foi apresentado. Temos tomado certo cuidado com a faixa etária durante as mesas de demonstração, já que a temática e a mecânica introduzem elementos como suborno, blefe e trapaça (coisa que não são muito boas para público infantil). Fora isso, para adultos inteligentes e dispostos a passar algum tempo se divertindo, o jogo é um prato cheio.
Observação:
Por Evaldo Vasconcelos
Testamos o jogo ano passado na Virada Cultural em Manaus, mas com poucas pessoas. Ontem, voltamos a demonstra-lo em outro evento com um público mais adolescente e maior na 1ª Mostra Cosplay do Sesc e tivemos uma dificuldade enorme em conseguir jogadores. O Robin Hood foi abertamente descriminado pelo público jovem devido ao acabamento gráfico. Jogos como O Vale dos Monstros e UGC tiveram uma aceitação muito melhor pelo público.Quem jogou adorou, mas fica a dica para a Galápagos: Assim que for possível uma 2 edição, reformular a embalagem com ilustrações mais atrativas para o Hobin Hood. Apesar do jogo ser perceptivelmente voltado a uma audiência adulta, até pela temática, uma mudança no visual ajudaria bastante.
No mais, um grande jogo, material de primeira e uma jogabilidade que surpreende.
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