domingo, 1 de janeiro de 2012

10 Jogos Mais vendidos de 2011 no Strategos

Com a chegada de 2012 é hora de contabilizar as vendas e falar um pouco sobre os jogos de tabuleiro mais procurados em 2011.
Como  falei em outra postagem e já compro jogos de tabuleiro, RPGs e coleciono card games há mais de dez anos e nos últimos 3 comecei a me interessar mais pelos jogos de tabuleiro importados em suas mais diversas vertentes. Neste período de funcionamento do blog, 2011 foi, de longe, o ano que mais novatos me procuraram em busca de dicas e informações sobre os jogos. Esse processo se refletiu nas vendas. 
Vamos então a lista dos jogos mais vendidos e algumas análises.

10. Castle Ravenloft
2011 não foi um bom ano para Hasbro. A empresa já vem há alguns anos amargando baixas vendas na sua linha de jogos e nos demais brinquedos. No entanto, uma de suas subsidiárias vai muito bem. A Wizards of the Cost, que além do carro chefe, Magic the Gathering, teve boas vendas da sua linha de jogos de tabuleiro baseados no cenário de D&D. Neste jogo os participantes enfrentam o maior vampiro dos mundos de Dungeon & Dragon, o Barão Strahd von Zarovich.


9. DungeonQuest 
Em quanto o mundo do RPG passa por um período de marasmo, seus herdeiros diretos, os Dungeon Crawlers, vão de vento em poupa. Com regras simples e elegantes DungeonQuest é sempre uma das minhas recomendações para ex-jogadores de RPG. Situado no mesmo cenário de Runesbound, Runeswar e Descent, DungeonQuest é uma ótima opção para quem quer explorar masmorras e desafiar grandes perigos em busca de tesouros.

8. Ikusa
O grande atrativo de Ikusa é ser complexo o suficiente para se tornar algo realmente interessante e que vale à pena ser jogado várias vezes sem ter regras complicadas a ponto de tornar entediante o seu aprendizado. 
Baseado no Japão Feudal, neste jogo os participantes devem usar bem seus recursos para construir fortificações e contratar guerreiros, e então escolher os alvos certos para atacar. 
Um clássico da Avalon Hill reeditado pela Wizards of the Coast.

 
7. Small World Underground
Small World: Underground agradou veteranos e novatos. Phillipe Keyaerts (designer desta e da edição original), manteve a mesma premissa de Small World, mas com alguns acréscimos nas regras. O jogo tornou-se mais disputado, mas perdeu um pouco do ritmo. A grande vantagem desta versão é a compatibilidade com o jogo original, o que permite que se misturem raças e habilidades de ambas as versões.

6. Mansion of Madness
A bola da vez são os produtos com temática de terror, jogos como Arkham Horror e todos os que tem temática de zumbi venderam bem durante todo o ano.
Mansion of Madness é a versão indoor de Arkham Horror onde os jogadores assumem o papel de investigadores à procura de respostas, enquanto lutam para sobreviver e tentar manter suas mentes. Jogo de regras complexas e diversão garantida.
Small World 


5. 7 Wonders
Impossível jogar 7 Wonders sem se apaixonar. Durante três eras os jogadores governam civilizações da antiguidade em busca de glória e poder. Com os bônus dados pelas 7 maravilhas da antiguidade, cada um deve mostrar seus méritos como lider e gestor de recursos. Jogo simples e ao mesmo tempo estratégico. Essencial para quem está começando no mundo dos jogos de tabuleiro importados.

Tenho que confessar que influenciei bastante nestas vendas. Muitos novatos entraram em contato procurando o SmallWorld Underground e eu recomendava adquirirem primeiro está versão antes de comprar a versão Underground. EM SW cada partida é uma disputa entre seres como elfos, anões, amazonas, etc... Entre outras, num total de quatorze diferentes raças que  possuem um dos vinte poderes especiais. Cada vez que se joga, estes componentes são embaralhados criando sempre combinações diferentes.

3. Battle of Westeros
Impulsionado pela série da HBO, Batle of Westeros foi o jogo de estratégia para dois jogadores mais vendido de 2011. Merecido, além de ser um ótimo jogo de estratégia BoW tem o tradicional acabamento da Fantasy Flight, o que é garantia de dezenas de miniaturas, tabuleiros com acabamento de primeira qualidade e horas de disputas pelos campos de batalha do continente de Westeros.

2. Walking Dead Cryptazoic 
Assim como Battle of Westeros, Walking Dead também usufruiu do sucesso da série de TV da AMC. Na verdade o sucesso do jogo também é fruto da onda de zumbis que invadiu todas as mídias. Nunca antes se lançaram tantos jogos com temática de zumbi como em 2011 (Mais novidades sobre isso nas nossa novas postagens desta semana. Aguardem).

1. A Game of Thrones
O jogo certo na hora certa. A Game of Thrones foi lançado originalmente com base no romance de R. R. Martin e recebeu expansões a medida que os outros títulos da série foram lançados. Com o sucesso da série de TV da HBO, a Fantasy Flight lançou esta segunda edição revisada com material incorporado das expasões. Sucesso garantido de venda e crítica.

Quer saber como adiquirir jogos importados?
Acesse: Condições e Prazos de Vendas de Jogos de Tabuleiros e Reserva de Jogos de Tabuleiro Importados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...