domingo, 31 de outubro de 2010

Como Publicar um Jogo de Tabuleiro

"O segredo principal é ser maluco por jogos, é gostar de tudo que é lúdico"

A frase acima, de Mario Seabra, um pioneiro do segmento no Brasil e autor de ao menos 700 jogos, entre eles o War II, descreve bem o fenômeno. Creio que é um caminho natural para quem gosta de jogos de tabuleiro, após jogas vários deles, tentar criar o seu. Mas, para não acabar simplesmente copiando algo que você gosta, aqui vão algumas dicas que compilei de vários sites, em especial da matéria "Como fazer um jogo de tabuleiro?", postada no site da revista Mundo Estranho e escrita por Fabiano Onça, outro conhecido designer de jogos brasileiro.

"Para ganhar seu jogo, você precisa ter uma idéia original, aceitar críticas e ser paciente" diz Mauricio Gibrin, que, junto com Fabiano Onça e Mauricio Miyaji, venceu um dos mais importantes torneios mundiais de criação de jogos, o concurso da ludoteca de Paris, na França.
Ter uma boa idéia é o começo de tudo. Boas sacadas podem vir de qualquer lugar: inspiradas em filmes, livros, viagens, coisas do cotidiano e, obviamente, de outros jogos. O importante é observar o tempo todo o que pode virar uma boa criação
No começo, você pode levar alguns meses para encaixar as idéias que formam um jogo. Mas com o tempo a criação flui melhor. Se você já anda treinando desenvolver projetos assim, tem mais chance de chegar ao final dessa partida
Pensou num jogo em que é preciso posicionar exércitos nos continentes para conquistar o mundo? Então, perdeu esta rodada. Temas batidos com o do exemplo acima, já usado no War, são difíceis de emplacar. O mesmo vale para modificações de jogos existentes
É melhor tocar o projeto com alguém que também goste de jogos. Ter idéias, todo mundo tem sozinho, mas é duro fazer o projeto andar sem um amigo que ajude a superar as dificuldades que vão aparecer
Você não aceita receber críticas? Mais uma vez vai ficar marcando passo. Nem sempre sua idéia "genial" parece tão bacana assim para seu parceiro de criação. Sem paciência e espírito aberto para aceitar novas sugestões, você vai ficar parado algumas rodadas no tabuleiro
Quando o jogo já está claro na sua cabeça, é hora de montar um protótipo, com peças e tabuleiro. Assim dará para ver a reação das pessoas que o utilizam. Nesses testes você vê o que agrada, as falhas e as regras confusas
Imagine um jogo de xadrez com fichinhas de papelão no lugar das peças moldadas. Não teria a mesma emoção, certo? Por isso, se na hora de montar seu protótipo você caprichou no acabamento das peças e do tabuleiro, pode seguir em frente
Com o protótipo na mão, você chamou três pessoas, jogou uma ou duas partidas e ficou satisfeito. Grande erro! Você se deu mal de novo! O ideal é fazer dezenas de sessões de testes e com públicos diferentes - dos jogadores ocasionais aos inveterados
Com o protótipo aprovado nos seus testes, você já pode vender a idéia para algum fabricante de jogos. Não adianta mandar logo de cara o protótipo. Envie primeiro um e-mail curto, perguntando se a empresa tem interesse naquele tipo de jogo
Antes de contatar o fabricante, você pesquisou bem para ver se não havia um produto igual ao seu? Se sim, parabéns! Avance para a próxima casa. As empresas recebem dezenas de projetos por mês e não gostam de perder tempo com idéias repetidas
Você mal enviou sua idéia para o fabricante e já mandou vários e-mails atrás de uma resposta? Bola fora! É importante entender que a decisão de publicar um jogo é uma questão comercial que nem sempre depende só da qualidade do projeto. Insistir e cobrar só queima seu filme
Caso sua sugestão tenha sido bem recebida, você já tirou a sorte grande: as empresas recebem centenas de idéias por ano. Além de comemorar, prepare-se para explicar os detalhes do protótipo nas reuniões que serão convocadas pelo fabricante
As reuniões servem para ajustar o produto. Pode haver uma regra de que a empresa não tenha gostado ou a necessidade de destacar um aspecto do jogo. Entendendo isso como uma adequação às necessidades da companhia, você está perto da vitória
Você foi inflexível e não aceitou nenhuma sugestão do fabricante? Então, volte para a primeira casa, pois vai começar tudo de novo. Quem encara as mudanças pedidas como o "assassinato de uma idéia genial" dificilmente chega ao final do tabuleiro
O passo final das negociações é o pagamento. O fabricante irá oferecer 5% do lucro líquido obtido com a venda do jogo para os lojistas. Quando são usados personagens licenciados (Disney, Super-heróis), o valor é de 3%
Na hora da negociação, é preciso manter os pés no chão. Esse percentual de 5% costuma ser padrão. Tire da cabeça o sonho de que vai enriquecer com uma única boa idéia para um jogo. Lembre-se: o ponto de chegada está próximo!
O quê? Você não abre mão de uma patente para sua criação? Que azar! Derrapou na casa final! Cada um deve agir como achar melhor, mas essa exigência é arriscada. Patente custa caro, demora e sua criação pode ser facilmente alterada - o que elimina um possível plágio
Parabéns, você conseguiu! Só é preciso paciência para ver seu jogo nas prateleiras - o que demora cerca de um ano. Agora, se você ficou preso em alguma casa pelo caminho, não desanime.
Criar um jogo, independentemente de ele ser publicado, é uma recompensa pessoal, um grande exercício para a imaginação
• Nos Estados Unidos, esse setor movimenta 2,4 bilhões de dólares por ano. No Brasil, o número é bem menor: em 2003, foram 98 milhões de reais
• O jogo mais popular de todos os tempos é Monopoly, lançado no Brasil com o nome de Banco Imobiliário. Estima-se que 500 milhões de pessoas no mundo já o jogaram

Atualizado dia 22/10/2011
Para quem mora no Brasil, há o Projeto Catarse, um crowdfunding para financiamento de projetos culturais e artísticos.
Veja também Kickstarter um projeto americano que já financiou mais de cem jogos.

Para saber mais:
Livros
The Game Inventor’s Guidebook - Brian Tinsman, Krause Publications, 2003

Na Internet
Ludomania
Origem
Mundo Estranho
Veja

3 comentários:

  1. Cara! Descobri o seu blog hoje e gostei muito do tema tratado, principalmente daquela parte dos jogos de tabuleiro (sou um fã deles)!

    Já estou seguindo o blog, e queria oferecer minha ajuda caso vc queira melhorar o blog, ok?

    Abraço.

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  2. Grato pelos elogios.
    Apesar de dispor de pouco tempo estou tentando me organizar para poder postar com mais frequência.

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  3. Muito boa essa matéria!

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