quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Qual o Valor em jogo?

Meus caros, reproduzo abaixo o texto postado originalmente no site da Origem. Recomendo a todos que ainda não conhecem o trabalho desta empresa brasileira que visitem o seu site. Eles são, sem dúvida a maior referência brasileira em jogos hostóricos e educacionais.
Acessem: Origem Jogos.
São muitos os conceitos e valores que os jogos expressam. Na foto a direita, o jogo Relações que traduz a ideia da diversidade humana. A empresa Du Pont realizou uma ação especial com seus funcionários que, ao atingirem os objetivos do grupo, recebiam uma parte do jogo. A cada nova peça, a estrela ganhava forma, simbolizando o resultado positivo da ação coletiva.
Diferentes culturas trazem outras visões de mundo e perspectivas para as questões que desafiam a humanidade. Isso implica certas formas de estar junto, objetivos e estratégias coletivas, que vão sendo adaptados às formas de experiência, em novos espaços culturais.

Por exemplo, jogos podem destacar valores como a agilidade, conceitos como expansão e qualidade, ou enfatizar a força da união, a alegria da vitória e a arte do relacionamento. Em cada um deles, portanto, uma ideia principal associa-se à diversão de jogar, revelando, de maneira lúdica, uma forma de agir com estratégia, ética e humor.

Na foto a esquerda, o jogo Relações, que também foi utilizado pela Schlumberger Serviços de Petróleo, para comemorar a inauguração do Centro de Operações da empresa na cidade de Macaé.
Empresas e instituições as mais diversas veem os jogos como incentivo à criatividade e ao espírito de equipe. No trabalho, eles se mostram especiais quando apresentam ou reforçam valores ligados ao universo simbólico dessas marcas. De uma coisa ninguém duvida: o jogo promove o encontro entre as pessoas, seja no trabalho ou em casa. Por exemplo, nesse final de ano, foram escolhidos para brindar situações importantes da vida institucional:
Sustentabilidade








Presente de aniversário da Fiat Services aos funcionários da empresa.

Gamão Filadélfia
O relacionamento é o foco desse brinde, escolhido pela Lider Aviação para fechar o ano no melhor estilo.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Wizkids - Entrevista com Just Ziran

Em entrevista consedida ao site ICv2, Justin Ziran, Vice-Presidente de Marketing da WizKids, analisa o primeiro ano da empresa sob a direção da Neca e fala sobre os planos para 2011. Veja o conteúdo da entrevista abaixo.
Passado um ano da compra da Wizkids pela Neca, a atual situação da empresa e os planos para 2011. Confira as respostas nesta entrevista com Justin Ziran, diretor de marketing da empresa.

ICv2: Como foi a resposta do público ao relançamento do Heroclix?
Justin Ziran: Cada produto lançado em 2010 (Hammer of Thor, The Brave and the Bold, Web of Spider-Man and DC 75th Anniversary) excedeu nossa expectativas, cada uma vendendo mais que o anterior. DC 75th, na minha opnião, foi a série mais vendida.
ICv2: Quais serão os lançamentos Marvel e DC para 2011? Eles serão intercalados com os lançamentos de filmes de super-heróis para este ano?
JZ:Nós anunciamos Giant Sized X-Men, nosso lançamento para o mês de março de 2011, e nós teremos produtos atrelados ao filme do Lanterna Verde, assim como uma linha do Capitão América. Por volta do início do segundo semestre, vamos anunciar formalmente mais produtos, é mais ou menos o tempo que leva para ter um pouco mais de carne em volta dos projetos

Trollhalla

O novo jogo de Zev Shlasingerdaesbanja humor e ilustrações de alto nível.

Z-Man Games anunciou un novo jogo de tabuleiro desenvolvido por Alf Seegert (Bridge Troll e Tembo) e arte de Ryan Laukat (Dominion), é uma bem-humorada aventura nautica de fantasia medieval. Os jogadores são trolls que, cansados de se esconder em baixo de pontes, reunem um grupo e vão até alto mar, e se tornam um bando particularmente feio de vikings.
Trollhalla é um jogo de tabuleiro desenvolvido para 2-4 jogadores a partir de 8 anos. Trolls em seus navios juntam os resultados das pilhagens nas ilhas próximas. Com tanto dinheiro ao alcance, os nossos vikings feiosos podem pensar que chegaram ao "Paraíso Troll" (Trollhalla), mas eles ainda devem tomar cuidado com Billy Goats, que pode lançar seus tesouros ao mar. O jogadors que conseguir fazer com que seus trolls tenham mais pilhagem acumulada é o vencedor. O jogo leva, em geral 45-75 minutos.
Atualização: 06/03/2011 - Veja a resenha com vídeo no site Board Game Family.

Lords of Scotland

Novo jogo da Z-Man Games gira em torno das disputas de poder dos nobres escoceses.
Lords of Scotland é um card game de estratégia desenvolvido por Richard James, proprietário e designer chefe da Evertide Games.
O jogo se passa após o fim de um reinado na Escócia e os jogadores são lordes que almejam ascender ao trono ganhando o favor dos clãs nobres triunfando num confronto de 5 rounds com seus rivais. Durante cada round, o jogador pode tanto construir seu próprio exército jogando cartas ou recrutando clãs para lutar em seu favor, comprando cartas da pilha de recrutamento. No final dos 5 rounds, cada lorde deve recrutar um partidário, começando do lorde com o exército mais forte para o mais fraco. Então os jogadores devem descartar todos os clãs que eles reuniram e começar um novo round de batalhas. O jogo acaba quando um dos lordes acumular 40 ou mais pontos e clamar o trono. Uma partida típica leva 35 minutos.
Como o próprio designer Richard James admite, Lords of Scotland, que é um jogo para 2-5 jogadores, empresta elementos de Condotierre, Three-Dragon Ante e Havoc: The Hundred Years War. O jogo tem o balanço ideal entre a pressão de usar seus recursos para ganhos imediatos e a necessidade de economizar e construir uma estratégia de sucesso a longo prazo.
Mais informações sobre o jogo podem ser lidas no site da produtora (em inglês): Evertaide Games (Lords of Scotland)
Z-Man Games planeja lançar Lords of Scotland nos EUA no segundo trimestre de 2011.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Heroclix

Heroclix é um jogo de miniaturas colecionáveis originalmente produzido pela WizKids
O jogo, lançado no mercado americano em 2002, foi durante muitos anos referência de mercado, mas após a crise financeira que se abateu sobre todo o mundo em 2009/2010, o seu fabricante declarou falência e foi comprada pela NECA.
O Heroclix, em seu sistema de combate, utiliza informações das "bases rotativas" de cada um dos personagens. Conforme a miniatura sofre dano, a base recebe um "click" e as informações mudam, apresentando novas habilidades e poderes ao personagem. Esse sistema foi criado e utilizado pela primeira vez para o Mage Knight, jogo de combate cujos personagens são guerreiros. Heroclix foi projetado para gerar apelo entre os fãs de quadrinhos, jogadores de War Games e colecionadores, masfoi além; muitas pessoas que não conheciam ou não se interessavam por quadrinhos passaram a acompanha-los após conhecerem o jogo.
As partidas são movimentadas e rápidas, e podem ser duelos ou mesas com 3 ou mais participantes. A variedade e fidelidade dos personagens ao que eles são no quadrinho são os pontos fortes desse que já é um dos destaques no mercado de jogos há quase 10 anos. Até março de 2009, haviam aproximadamente 3300 produtos da linha, incluindo miniaturas, mapas e acessórios para o jogo.
Mas a diversão e descontração não ficam apenas nos mapas. Em abril de 2010, a NECA divulgou uma "Linha de Produtos Disney" já que a Marvel foi comprada pela mesma. Claro que isso era uma brincadeira do dia da mentira, mas vale à pena conferir as imagens, nem que seja para dar algumas risadas imaginando o Mickey tentando enfrentar a Liga da Justiça...
Publicado originalmente no blog Zona Negativa

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Uma Breve História dos Jogos de Tabuleiro (Interlúdio)

Olá a todos,
Gostaria de convidá-los a reler as duas primeiras partes desta matéria:
Uma Breve História dos Jogos de Tabuleiro (Parte 1)
Uma Breve História dos Jogos de Tabuleiro (Parte 2)
Na última semana estava me preparando para escrever a terceira parte quando me dei conta de que as duas primeiras precisavam passar por uma revisão. O motivo é que percebi que quando os havia escrito tinha um conhecimento muito limitado sobre a história dos jogos de tabuleiro. Nos últimos dois anos, devido, entre outros motivos, a minha loja, tive um contato muito mais profundo sobre este fascinante hobbie e seu desenvolvimento com o passar dos anos.
Como este blog tem como principal motivo dividir informações com outras pessoas interessadas, principalmente com os iniciantes na área, nada mais justo que dividir as informações com vocês.

Crie seu Próprio Mapa para Ticket to Ride e Ganhe Dez mil Dólares

Para comemorar os dez anos de lançamento do jogo Ticket to Ride a Days of Wonder realiza uma fantástica promoção.
Dez mil dólares, este é o prêmio que DoW oferece ao participante que criar o melhor mapa para o jogo.
Além do valor em dinheiro o mata escolhido será lançado oficialmente na convenção Essen Spiel 2011, e o mapa será lançado comercialmente para venda a partir de 2012, ano de comemoração do 10° aniversário de lançamento do jogo.
Ticket to Ride, criado por Alan R. Moon, é um jogo sobre ferrovias em que os jogadores recolhem e jogam cartas combinando trem com a construção de linhas ferroviárias que ligam cidades da América do Norte.
Os participantes ganham pontos se cumprir seu destino de Bilhetes, ligando duas cidades. Quem construir a mais longa e contínua ferrovia, com menor tempo entre as rotas também somam mais pontos.
Marcam se pontos por:
Reivindicação de uma rota entre duas cidades no mapa;
Concluir com êxito uma trajetória contínua de rotas entre duas cidades listadas no seu Ticket de destino;
Ou através do preenchimento do Caminho das rotas.
Os pontos são perdidos se você não completar com sucesso a rota determinada no seu Destino de Ticket.
Mais informações sobre a promoção clicando aqui.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Isla Dorada

Em meados da década de 30, o Zeppelin de uma expedição de caçadores de tesouros antigos cai numa ilha desconhecida e misteriosa, e descobrem lendas sobre algumas civilizações antigas que deixaram para trás tesouros incontáveis.
Você está entre os exploradores, movendo-se por Isla Dorada e descobrindo ruinas de povos antigos e vilas nativas. Apesar da equipe dever andar unida, para tentar se proteger dos perigos da ilha, cada explorador tem suas próprias pistas para encontrar os valiosos artefatos. Controle o destino da exploração para que ele sirva aos seus próprios objetivos, e você sairá de Isla Dorada sendo o melhor explorador!
Em Isla Dorada, novo jogo de Bruno Faidutti (Citadels), todos os jogadores movem um único peão, que representa a equipe inteira. Cada jogador vai coletar cartas de diferentes tipos (movimentos, ações, destinos, maldições destinos, bônus ou malefícios) e tem que fazer o melhor com essas cartas turno após turno para que esteja apto a escolher o destino da expedição com uma sucessão de negociações e acordos. Com isso, os jogadores vão tentar por suas mãos nos tesouros, apesar das maldições e percalços no caminho e tentar impedir os outros membros da equipe a fazer o mesmo.
As regras são muito simples e podem ser aprendidas em alguns minutos, apesar do desenvolvimento de estratégias, certamente, precisar de algumas partidas de experiência.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Noite de Games Filosóficos

Uma noite de filosofia e diversão com jogos de enigmas e inteligência
“Aprenda a ver além do óbvio em tudo que te cerca!”
No dia 12 de Fevereiro, sábado, a Nova Acrópole realizará a “Noite de Games Filosóficos”.
A atividade acontecerá às 19h, na sede da instituição, localizada na rua Teresina, n° 75, Adrianópolis – próximo ao restaurante Banzeiro - em Manaus, Amazonas.
O evento será coordenada pelos professores Leandro Botelho e Kelly Aguiar.
A Noite de Games é gratuita e propiciará ao público uma experiência diferente: ver com outros olhos coisas já bem familiares.
Os professores Kelly Aguiar e Leandro Botelho conduzirão a descontraída noite e afirmam que o evento faz parte da Programação de Férias de Nova Acrópole, que abre portas – através de um campo conhecido e lúdico – para a aproximação e vivência das idéias. O evento demonstra como a Filosofia é Prática e pode ser experienciada em tudo que nos cerca.
A noite contará com um bom ambiente, regado de músicas selecionadas e eleitas “a gosto do público” em um irreverente cardápio musical.
Estarão disponíveis tabuleiros de Xadrez e de Go – oportunidades para desenvolver estratégia e raciocínio lógico –, uma adaptação do jogo “Super Desafio”, um 'Quizz' Cultural e uma versão do famosos jogos “Detetive” e “Imagem & Ação”, adaptados a uma temática filosófica, com enredo e contexto todos especiais.
Além dos clássicos tabuleiros, haverá ainda deliciosas guloseimas disponíveis em um bar com uma faceta bem jovem.
Kelly Aguiar, diretora de Nova Acrópole, ministra aulas de filosofia e cursos voltados para o desenvolvimento humano em várias capitais brasileiras e Leandro Botelho ministra cursos no campo das artes, filosofia e qualidade de vida em Nova Acrópole – uma organização internacional não lucrativa, que há 52 anos promove uma cultura ativa, que desperta as capacidades do homem e promove o resgate de valores atemporais, através da filosofia.

Mais informações: 3213-4449, 8235-3930 ou 9132-8268
manaus@acropole.org.br
Tratar com Carina Maia e Kelly Aguiar

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

The Ares Project

Z-Man Games anuncia jogo que promete a mesma interatividade de jogos de computador como: Age of Empire, Starcraft e Warcraft.
The Ares Project é um lançamento da Z-Man Games, ainda sem data confirmada de lançamento. O jogo está sendo desenvolvido por Geoff e Brian Engelstein e tentará criar um jogo de tabuleiro que tenha a interatividade equivalente a de jogos de estratégia de computador como Age of Empire, Starcraft e Warcraft. O sistema de jogo será em turnos e terá um módulo paralelo para as batalhas que serã disputadas a parte.
The Ares Project é para 2 jogadores e cada partida terá duração de 30 a 45 minutos.
Existem três áreas a serem consideradas no jogo: a base do jogador, a base do inimigo e a Fronteira. O objetivo do jogo é criar e reforçar o poder militar e destruir a base do inimigo Controle do fronteira pode ajudar, mas não é essencial. As quatro facções do jogo proporcionam diferentes opções de construção de forças de ataque e defesa. Os jogadores usam "biombos", o que os ajuda a escolher suas estratégias em segredo - outra caracteristica da mecânica de The Ares que lembra os jogos de estratégia em tempo real.
O conflito é resolvido numa mecânica de "front de batalha" em que as forças oponentes se confrontam diretamente. As diferentes capacidades das várias unidades, combinadas com alguma estratégia por parte do jogador, permite muitas manobras bélicas interessantes e faz com que esse jogo seja uma aposta para quem é fã de War Games.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Grow lançará Settler of Catan no Brasil

Anúncio de lançamento promete mexer com o mercado brasileiro.
Durante a Spielwarenmesse International Toy Fair, na Alemanha, a fabricante de jogos brasileira Grow representada por João Nagano e Gustavo Arruda, assina o contrato com a firma Kosmos da Alemanha, representada por Andrea Ahlers para trazer o Settlers of Catan para o Brasil.
Catan é um jogo de tabuleiro moderno criado em 1994 por Klaus Teuber que chega ao Brasil com o título traduzido "Os Colonizadores de Catan". Seu lancamento está previsto para abril de 2011.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...