domingo, 2 de outubro de 2011

McLoughlin Bros

A empresa de Nova Iorque foi uma das primeiras a desenvolver, em escala industrial, brinquedos e jogos infantis.
A McLoughlin Bros teve sua origem na pequena editora fundada em 1928 por John McLoughlin e seu sócio Robert H. Elton.
McLoughlin  e seu sócio trabalharam até 1850, quando se aposentaram deixando a frente a empresa seu filho John McLoughlin Jr (1827-1905), que já trabalhava na editora desde sua fundação.
A partir de 1855 ele tornou o irmão Edmund McLoughlin (1833 -1889) sócio e juntos começaram a expandir a linha de produtos e fabricar brinquedos, bonecos de papel, quebra-cabeças e jogos.
No período de 1858 a 1920 foi uma grande produtora de brinquedos e jogos, tendo sido pioneira na utilização de diversas técnicas inovadoras na coloração de seus produtos.

No seu auge, a compania chegou a empregar 75 artistas, a maioria anônimos, mas ajudou na popularização dos trabalhos de diversos ilustradores do período como: Thomas Nast, William Momberger, Justin H. Howard, Palmer Cox e Ida Waugh. A sua principal fábrica era no Brooklin em Nova Iorque.
A qualidade dos produtos da empresa mesmo com a saída de Edmund, que  aposentou-se em 1885 e foi substituído pelos sobrinhos James e Charle, filhos de  John McLoughlin Jr. 
No final do século XIX a empresa estava a todo vapor, mas a partir de 1905 com a morte de John McLoughlin Jr, a emprea começou a sofrer com a perda de seu principal líder artístico e comercial e em 1920 acabou sendo vendida para a Milton Bradley e a fábrica do Brooklyn foi fechada e a produção de jogos encerrada. O último sucesso comercial da empresa nesse período foi a série de livros ilustrados chamada: "Jolly Jump-Ups".
Os jogos e livros ilustrados da McLoughlin Bros tem hoje grande procura entre os colecionadores americanos.
Para saber mais: Uma Breve História dos Jogos de Tabuleiro (Parte 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...