sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vale dos Monstros

Em “O Vale dos Monstros”, cada jogador controla uma legião de monstros: Vampiros, Lobisomens, Esqueletos, Fantasmas, Bruxas ou Múmias.
Tivemos a oportunidade de testar o novo jogo da Galápagos nos últimos três eventos que organizamos e o jogo é uma grata surpresa.
O Vale dos Monstros é um jogo de Marcos Macri para dois a cinco jogadores com idade a partir de 14 anos.
O tabuleiro do jogo representa um vale onde diversas famílias estão acampadas em barracas. No início do jogo, são embaralhadas fichas que ficam embaixo das barracas e definem quantas pessoas a estão ocupando.
A cada partida, os participantes devem escolher um dos tipos de monstros. cada um deles tem uma habilidade especial.

O objetivo do Vale dos Monstros é acumular mais pontos e, para isso, cada jogador deve gerenciar as três ações que tem direito por turno para cumular mais pontos e dificultar as ações dos outros jogadores. As ações podem ser:
  • Mover um monstro - esta ação pode ter duas consequencias: dominar uma barraca (para isso é necessário que não haja nenhuma pessoa adjacente),  e expulsar um monstro adversário, fazendo com que a peça deles seja removida do tabuleiro.
  • Revelar uma barraca. Esta ação mostra a ficha sob a barraca e quantos visitantes a estão ocupando.
  • Assustar  um visitante (esta ação confere aos jogadores fichas de susto, uma das formas de pontuar no jogo).
  • Capturar e transformar um visitante.
  • Colocar um meeple de monstro em jogo
 
Ao final do jogo os participantes ganham pontos por:
  1. Barracas dominadas,
  2. Monstro dentro do vale,
  3. Monstros nas bordas do mapa e a frente do biombo,
  4. Fichas de susto.

O jogo tem ainda uma variante com o vigia (uma ficha que representa um guarda tomando conta do vale e que dificulta a ação dos monstros).
Destaque para os monstreeples do jogo.
Jogo leve divertido e rápido. Recomendamos para jogadores em geral, mas principalmente para jogadores iniciantes. E aqui uma ressalva: apesar da idade sugeria ser de 14 anos o jogo pode ser facilmente ensinado para crianças a partir de 8 anos. Creio que a faixa etária é mais pela questão do tema que pela complexidade do jogo em si.

Um comentário:

  1. Gostei da ideia do jogo. A temática é divertida, e parece ser fácil de entender. Eu vi um vídeo dele e achei bem interessante.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...