sábado, 3 de setembro de 2011

Abalone

Abalone é um jogo de estratégia abstrato criado em 1987 pelos franceses Michel Lalet e Laurent Lévi. 
Criado em 1987 por Laurent Levi and Michel Lalet, Abalone já no ano seguinte começou a colecionar troféus: ganhou o Concurso de Internacional da Ludoteca de Boulogne-Billancourt, na França. Em 1989, recebeu o Super Ás de Ouro no Festival Internacional de Jogos em Cannes, França, e foi nomeado para o prestigiado Spiel des Jahres, na Alemanha. Finalmente, em 1990, recebeu o selo Mensa Select, nos Estados Unidos, por ser considerado “desafiador, original e bem elaborado”.
O jogo tem um design bastante elegante: seus componentes são um tabuleiro haxagonal com furos redondos e 28 esferas - 14 brancas e 14 pretas. A outra parte do sucesso vem das regras, bastante simples: na sua vez, os jogadores podem mover de uma a três de suas esferas, desde que elas estejam enfileiradas. Vence aquele que conseguir empurrar 6 esferas do adversário para fora do tabuleiro.
Assim, as esferas dos dois jogadores aos poucos vão se misturando no tabuleiro, e logo surgem as oportunidades de eliminá-las. Para se empurrar uma peça do adversário, é necessário que ao menos duas peças suas sejam movidas naquela jogada. Se você quiser deslocar duas peças adversárias, terá de mover três das suas esferas. No entanto, filas de três ou mais peças são consideradas “seguras”, e não podem ser empurradas.
O jogo é tão popular na França que tem livros de estratégia, exclusivamente dedicados a ele.
Abalone foi publicado em cerca de 30 países e vendeu mais de 4,5 milhões de unidades. No Brasil, é comercializado pela Ludens Spirit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...