domingo, 11 de dezembro de 2011

Dicionário Lúdico

Conheça os termos mais usados nos Jogos de Tabuleiro Importados.
Atualizado dia 10/04/2012
Devido grande aumento no número de interessados pelo mundo dos Boardgames, criamos esta postagem com alguns dos principais conceitos de jogo. 
A idéia é atualizar esta postagem e para isso convidamos os veteranos a colaborar, pois sei que muita coisa ficou de fora.
Ameritrash - Jogos em que, via de regra, o cenário e as características dos personagens do jogo são mais trabalhadas que as regras. Geralmente há conflito direto entre os jogadores e médio a alto nível de sorte envolvido no desenrolar da partida.
Apesar da intenção original do termo de depreciar jogos americanos ruins em comparação com os desenvolvidos na europa, o termo acabou sendo abraçado pelos fãs do gênero que o utilizam sem constrangimento. O exemplo mais famoso é o blog Fortress Ameritrash que hoje se tornou um site. Apesar disso o site Boargame Geek utiliza o termo "Jogos Temáticos" para se referir aos ameritrash
Twilight Imperium
Analysis Paralysis - Período tempo de análise que um jogador leva para avaliar suas opções de jogo e tentando escolher a melhor jogada.
BGG - Boardgame Geek, o maior site mundial sobre jogos de tabuleiro.
Deck Building - Jogo, geralmente de cartas, onde os baralhos de jogo são montados durante a partida e todos os jogodores tem acesso as mesmas cartas. Aquele que fizer melhor uso dos seus recursos e tiver a melhor estratégia vencer.
Downtime - Período de jogo em que um jogador não participa ativamente do jogo. Normalmente se aconselha a utilizar este tempo para programa suas jogadas e assim diminuir o seu Analysis Paralysis.
Dungeon Crawler - é um estilo de jogo de tabuleiro, geralmente com cenário de fantasia medieval, no qual os jogadores representam heróis explorando masmorras ou castelos, enfrentando monstros e recolhendo os tesouros encontrados.

Caylus
Eurogames - Gênero de jogos com regras simples, tempo de jogo curto ou médio (entre 30 e 60 minutos), alto nível de interação entre os jogadores, e elementos gráficos atrativos. Eles dão ênfase à estratégia, baixa dependência de sorte e pouco conflito direto entre os jogadores. Utilizam pouco os temas militares, e normalmente mantém todos os jogadores na mesa até o final de cada partida.
Apesar de ser apontado como uma antítese dos Ameritrash, há vários jogos que possuem  características híbridas dos dois.
Filler - Jogo de curta duração, preferencialmente de regras simples e que normalmente é jogado entre partidas de jogos mais demorados, enquanto se espera a chegada de mais pessoas do grupo ou para relaxar.
Gateway - Jogos com regras simples que serve de apresentação do hobby a um novato.  
Heavy Games - Jogos de longa duração e grande complexidade de regras. 
The Road to Canterbury
Jogos de estratégia abstrata - Jogos, geralmente de tabuleiro, com regras simples e muito estratégicos. Normalmente não possuem elementos de aleatoriedade e são disputados por dois jogadores. Abrangem a maioria dos jogos clássicos de tabuleiro como damas, xadrez, go, mancala, etc.
Learning Curve - Tempo que se demora para assimilar as regras de um jogo e desenvolver estratégia.
Meeple - Nome dado aos peões com formato humano que representam pessoas num jogo. 
Party games - Jogos divertidos, que suportam um grande número de jogadores. Tem regras simples e descontraídas. São o tipo de jogo onde objetivos principais são a interação e diversão de todos os participante, ficando a vitória como algo secundário.
Past Up - Tiras de papel com anotações sobre regras ou traduções de cartas de jogo. Geralmente utilizados em jogos cujo idioma de publicação não é dominado pelos jogadores.

Tsuro
Print and Play - Jogos disponibilizados na internet para impressão. É uma forma simples e de baixo custo para autores iniciantes apresentarem seus trabalhos ou para veteranos que querem divulgar um lançamento.
Setup - É a preparação de jogo: montagem do tabuleiro, distribuição de peças ou fichas, escolhas de posição, etc. 
Tile - É uma peça de jogo que ao ser combinado com outras formar um tabuleiro. 
Wargame - Jogo de estratégia que simula ações ou situações militares como guerras batalhas, operações militares, etc...
Waro- Um híbrido de wargame com mecânicas de eurogame.

Um comentário:

  1. Sou relativamente novo no que diz respeito a board games, e confesso ter achado o termo Ameritrash bem ofensivo.

    Meus primeiros jogos foram Space Hulk e Battlestar Galactica (que até hoje é meu favorito) e como novato me senti relativamente "oprimido" ao ver meus jogos considerados "trash" no meio. Hoje tenho um entendimento melhor disso, mas creio que mesmo com o termo sendo aceito seu uso ainda desencoraje novos jogadores.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...